ph_da_agua_kitlabor

O pH da água

Muitas pessoas tem questionado sobre o benefício da água alcalina para a saúde. A grande maioria da população mundial já sabe o quanto a água é essencial para a manutenção da nossa saúde e para toda função orgânica. O que não se sabe é sobre qual tipo deve ser ingerido. Então vamos esclarecer essas dúvidas? Vamos iniciar com uma questão básica:

Você sabe o que é o PH da água?

pH significa potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. O pH de 7 significa neutralidade.

E qual o valor ideal do PH da água potável?

Hoje no Brasil, quem determina todos os Padrões de Potabilidade em todo o território nacional é a Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Essa Portaria recomenda que o valor do pH da água destinada ao consumo humano e fornecida pela rede pública de abastecimento esteja na faixa entre 6.0 a 9.5. Entretanto, existem inúmeras águas engarrafadas e comercializadas em garrafões para bebedouros cujo pH é inferior a 6.0. Essa condição não deixa nenhuma água “melhor” ou “pior” para a saúde humana pois seu efeito sobre ela, baseado no pH, é absolutamente nenhum.

A água alcalina melhora a nossa saúde?

O ambiente estomacal de uma pessoa normal tem pH na faixa de 2.5 a 3.0, produzido por um ácido forte que é o ácido clorídrico. É assim que tem que ser, isso é normal e fisiológico. Quando se toma água com pH alcalino, isto é, superior a 7.0, a sua influência sobre o pH do estômago é praticamente nenhuma em razão da “força” do ácido clorídrico do estômago. No passado, acreditava-se nessa influência e muita gente tratava gastrite com água alcalina, sem absolutamente nenhum sucesso. Hoje sabemos que boas razões para os sintomas de hiperacidez estomacal como azia e “queimação” podem ser uma infecção por H. pillori (que deve ser tratada com antibióticos) ou uma DRGE (Doença do Refluxo Gastresofágico). Em ambos os casos e tantos outros, deve-se procurar um médico especialista para a conduta ideal.

Em relação a água, o que mais podemos fazer pela nossa saúde?

O papel da água em nosso organismo é vital e diz respeito à manutenção de nossa homeostase, transporte de eletrólitos e nutrientes. Tampouco os nutrientes ingeridos através da água que consumimos diariamente têm papel relevante quando comparados aos que devemos ingerir todos os dias pelos alimentos. Isso é um mito e precisa ser esclarecido. Hidrate-se bem, aproximadamente 2 litros de água limpa e adequada ao consumo humano por dia.

 

 

FONTE: www.ebah.com.br

COMPARTILHE

Fechar Menu
×

Carrinho