Escherichia Coli

Especial microrganismos: Conheça a Escherichia Coli

A partir desta e nas próximas semanas, aprofundaremos os conteúdos sobre microrganismos específicos que empresas de Água Mineral devem manter um controle rigoroso, exigido pela Anvisa.

Iremos iniciar esclarecendo sobre a Escherichia Coli e os riscos que este microrganismo traz à saúde humana

Escherichia Coli é um grupo de bactérias que, naturalmente, habitam no intestino humano, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas. Certos tipos podem causar problemas na saúde como Gastroenterite que se manifesta como infecção intestinal ou infecção urinária. Existem 4 tipos de E. Coli que causam infecções intestinais: Enterotoxigênica, Enteroinvasiva, Enteropatogênica e Enterohemorrágica.

Os sintomas da infecção surgem, geralmente, de 5 a 7 horas após a entrada da bactéria no sistema digestório e são: Diarreia forte, com muco ou sangue; Intensa dor de estômago; Vômito; Febre baixa de até 38,5ºC.

Em alguns indivíduos, pode levar a complicações mais graves, como um súbito comprometimento renal, que pode causar uma lesão renal permanente. Mas, na maioria dos casos, ela causa somente uma leve Gastroenterite que passa em menos de 1 semana.

A transmissão dessa bactéria ocorre principalmente através da água ou alimentos contaminadosO tratamento inclui a ingestão de bastante líquidos e sais de reidratação oral, e em alguns casos, aconselha-se o uso de antibióticos, receitados por médico.

Para se prevenir, basta seguir hábitos como:
– Lavar as mãos constantemente (após utilizar o banheiro, antes das refeições, antes e depois de manusear alimentos, etc.);
– Lavar bem os alimentos que são consumidos crus como alface e tomate;
– Evitar ingerir água de piscina, rio ou mar.

Ainda, é importante fazer a análise da água sempre que possível. E para isso, a KITLABOR comercializa placas que já contém os meios de cultura para a detecção da Escherichia Coli e outros três microrganismos. E se você não sabe o que são os meios de cultura e qual a sua finalidade, fique tranquilo que iremos explicar nas próximas postagens aqui no blog.

Quer saber como obter o seu kit? Clique aqui (https://www.kitlabor.com.br/kit-microbiologico-para-determinacao-de-e-coli-e-coliformes-totais).

Até breve.

Equipe KITLABOR.

Fonte: www.tuasaude.com

COMPARTILHE

Fechar Menu
×

Carrinho